– o Blogue é uma rede de ideias sobre Agricultura Irrigada –

– O nosso negócio é conhecimento inovador –

Nota inicial de esclarecimento

No nosso grupo o blogue Agricultura Irrigada de Precisão e o Fórum Mundial de Agricultura Tropical são os componentes que reúnem ideias e proposições para o desenvolvimento da Agricultura na Região Tropical do Planeta. A ABADES e o Consórcio BRAF são os componentes executores, respectivamente, do planejamento estratégico e de projetos/ações/atividades de produção, e o StartACT é o empreendimento que promove e fortalece o agronegócio sob a forma de uma Sociedade em Conta de Participação (SCP).

Prioridades para o ano 2021

São três as prioridades principais para o Grupo, isso considerando que o Contrato Social do empreendimento STARTACT venha a ser firmado no início de 2021, e que tenham ficado pendentes os registros, inclusive no INPI:

Prioridade 01 – Identificar imóveis rurais e seus proprietários que possam ter potencial para fazerem parte da Sociedade StartACT/SCP na qualidade de Sócio Participativo de Produção;

Prioridade 02 – Identificar potenciais investidores – pessoa física/CPF e/ou pessoa jurídica/CNPJ – interessados em participar da Sociedade StartACT/SCP na condição de Sócio Participativo Investidor de Capital, principalmente o primeiro que se designe ser “Investidor Anjo”; e

Prioridade 03 – Identificar cientistas, pesquisadores e acadêmicos professores interessados em desenvolver pesquisas e experimentações sobre Agricultura Irrigada de Precisão para a Região Tropical do planeta, bem como de estudantes de graduação e de pós-graduação – especialização, mestrado e doutorado – nas áreas de interesse do assunto, capazes de recepcionar investimentos em projetos, sejam bolsas de estudo, seja de financiamento de pesquisas, para assegurar assistência durante a organização do 1º Fórum Mundial da Agricultura Tropical.

Justificativas

O nosso Grupo ainda necessita consolidar a instalação e os procedimentos de alguns componentes, exemplos são os dois escritórios da ABADES, em Brasília, no Brasil, e em Luanda, Angola, e exemplo, também, é a StartACT/SCP que muito embora seja virtual, demanda certas facilidades de trabalho e de atuação que são físicas, infraestruturais de logística.

De resto, o enfoque adotado de sinergia, integração e credibilidade orientam a questão eminentemente para o ser humano, antes da sua capacidade empresarial como produtor rural, sua capacidade de investir ou sua capacidade intelectual. São os Sócios Participativos os que verdadeiramente compõem a Sociedade e é neles e para eles que tudo converge.

A prioridade 03 realça que o Conhecimento é poder segundo Kevin Bacon e é o ato ou efeito de conhecer, de perceber ou de compreender por meio da razão e/ou da experiência. É um processo pelo qual se adquire um saber intelectual, consciência que cada indivíduo tem de sua própria existência, e, também, relação entre indivíduos que, embora não tenham laços de amizade, mantêm contatos sociais.

Tenho escrito bastante sobre teoria do conhecimento, base do nosso negócio, em particular no Post No XXIII, fazendo referência a um trabalho da Dra. Rose Longo, de onde extraí[1]: “A retenção e a adequada gestão do conhecimento irão gerar diferenciais competitivos para as instituições que terão mais oportunidades de inovar constantemente. Gerenciar o conhecimento corporativo é uma das partes mais importantes da gestão estratégica organizacional, pois garante condições de sobrevivência com qualidade. No entanto, não podemos esquecer que o conhecimento é construído coletivamente por colaboradores e estes precisam desenvolver competências específicas para terem condições de fortalecer o desempenho institucional e sobreviver nesse contexto de profundas transformações”.

A Teoria do Conhecimento (Epistemologia) estuda a diferença entre ciência e senso comum, ou seja, estuda o saber. Cognição é uma função psicológica atuante na aquisição do conhecimento, começa com a captação pelos cinco sentidos e logo ocorre a percepção, ou seja, significa o modo de perceber e interpretar a si mesmo. Segundo Jean Piaget, o indivíduo desde o nascimento constrói o conhecimento por estágios (sensório-motor, até 2 anos, pré-operacional até 7 anos, operatório-concreto até 12 anos e operatório-formal, até 16 anos de idade). Cognitivo, portanto, é uma expressão relacionada com o processo de aquisição do conhecimento. O cognitivo permite a compreensão dos conteúdos ensinados.

E funções cognitivas são habilidades cerebrais divididas em memória, percepção, linguagem, funções executivas (raciocínio, planejamento, monitoramento), atenção e praxia (habilidade de realizar movimentos complexos).

Depois do saber, o que faz um ser humano ser humilde? A pergunta vem da assertiva de que “o saber se aprende com os livros e com os mestres, e a sabedoria com o tempo e com humildade”. Humildade é virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações, modéstia, simplicidade, em pessoas que sabem assumir suas responsabilidades sem arrogância, prepotência ou soberba.

Um destaque cabe à publicação da INOVAGRI sobre a Agricultura Irrigada: Um breve olhar[2], onde se afirma que o “desafio da agricultura irrigada é a promoção do irrigar com qualidade”, e diz ainda “fornecer uma base sólida de conhecimentos indispensáveis para o entendimento integrado da dinâmica de água na bacia hidrográfica”, e “o conjunto de artigos apresentados sobre os mais variados assuntos relacionados à agricultura irrigada podem contribuir para esclarecer diversos assuntos e fortalecer o setor (o sublinhado é meu) da agricultura irrigada”. Com a irrigação já cometemos esse equívoco de considera-la um setor. Hoje queremos desmanchar essa ideia.

Esperam os Editores que esse material possa ser útil para estudantes, irrigantes (o sublinhado é meu), e os diversos profissionais que se dedicam ao árduo trabalho de desenvolver a agricultura irrigada. Árduo o considero no sentido do convencimento do que é agricultura irrigada em oposição ao simples ato de aplicar água às plantas.

Outro destaque cabe a um site da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, que menciona o sucesso da agricultura irrigada em Petrolina/PE e em Mossoró/RN, com fruteiras tropicais, e, também, com fruteiras no Rio Grande do Sul. Esses são exemplos de irrigação bem sucedida em cultivos perenes, que junto com FLV – Fruteiras, Legumes e Verduras, são os que mais se aproximam do conceito de Agricultura Irrigada.

Muito comentei sobre títulos de Agricultura Irrigada tratar apenas de irrigação!

Conclusões

Das três prioridades do Grupo, a de mais alta relevância é a terceira, justamente por tratar de recursos humanos que se destacam na sociedade e venham a assumir posições de importância para a implementação de ações e atividades que se relacionam com a promoção da Agricultura Tropical, baseada nos fundamentos, princípios e nas diretrizes da Agricultura Irrigada, com técnicas e práticas de Engenharia de Precisão (ver https://elmarwagneragriculturair.com,br).

Para dar alta prioridade para educação/instrução geral sobre o que é Agricultura Irrigada a CNA/SENAR/Faculdade CNA e o Instituto CNA poderiam ser os promotores desse processo educacional, bem como poderia o CNA transformar a Comissão Nacional de Irrigação na Comissão Nacional de Agricultura Irrigada de Precisão.

O livro publicado pelo INOVAGRI, sobre o título de Agricultura Irrigada: Um breve olhar poderia servir de texto básico para promover essa diferenciação do que é Irrigação e do que venha a ser Agricultura Irrigada.

Eu preciso de ajuda!

Também penso que outras pessoas e instituições necessitem de ajuda!

Feliz Natal, Boas Festas, Próspero Ano e Felicidades.

[1] LONGO, Rose, A importância do conhecimento e da informação no contexto das transformações digitais. https://gapinnews.com/noticias  20/09/2020.

[2] Rodrigues, Lineu Neiva e Zaccaria, Daniele. Editores Técnicos. Agricultura Irrigada: Um breve olhar. 377 p. INOVAGRI. Fortaleza. 2020.